REFLEXÃO CRITICA DOS DRs 1,2

by

 

Reflexão critica

 

DR1

 

Eu adquiri o meu primeiro telemóvel em Abril de 1998. Na altura tive a necessidade de ter um telemóvel para poder estar prontamente contactável devido a profissão que tinha. Com o passar do tempo o telemóvel passou a ser para mim um acessório imprescindível, estava sempre contactável, sempre que sentia necessidade de contactar alguém podia faze-lo independentemente do local em que estivesse, desde que tivesse rede. 

O telemóvel é um bem muito útil quando usado com moderação e para os fins adequadas para os quais se destina.

O telemóvel quando bem usado tem inúmeras vantagens. Uma das principais vantagens é o facto de com ele podermos estar contactáveis 24 horas. A nível pessoal é sempre bom para o caso de haver uma emergência a nível familiar ou de amigos e assim com o telemóvel estamos sempre contactáveis e prontos para poder ajudar. A nível profissional também pode ser uma grande vantagem pois pode nos evitar de deslocar ao local de trabalho para resolver coisas que podemos perfeitamente resolver atreves do telemóvel. No entanto o facto de estarmos contactáveis 24/24 horas pode ser uma desvantagem porque podemos a qualquer hora do dia ou da noite sermos incomodados por uma chamada que até não é urgente e poderia ser feita numa outra altura em que não incomodasse. A nível profissional também tem as suas desvantagens porque podemos estar descansados a meio da noite incomodados com uma chamada, ou até mesmo ao fim de semana. Outras vantagens do telemóvel são as enumeram funções que ele tem. Quando adquiri o meu primeiro telemóvel as únicas funções que ele tinha eram: realizar chamadas e enviar SMS, mas o envio de SMS eras limitado por um número de caracteres muito pequeno. Hoje em dia o telemóvel tem enumeras funções muito úteis como é o caso da agenda onde podemos nela registar todas as tarefas que temos a executar ao longo do dia da semana ou mês, tem também a possibilidade de criar uma lista de contactos onde não consta só o numero de telefone mas também muita outra informação que diga respeito a esse mesmo contacto. O telemóvel serve também como relógio e despertador, como rádio para podermos sintonizar qualquer emissora mas também como gravador de músicas em sistemas diferentes como o MP3 para posteriormente poder-mos ouvir. O telemóvel serve também para entretenimento com os jogos, com a câmara fotográfica e a câmara de vídeo. Uma função muito útil no telemóvel é a Internet. Com ela podemos ter acesso à informação em tempo real e podemos também tratar de determinados assuntos on-line.

Segundo um estudo da Marktest verificamos que cerca de metade dos portugueses envia em media entre 1 e 10 SMS/ semana sem que a maior percentagem envia entre 4 e 10 SMS/semana, 27,6%. No mesmo estudo verificamos ainda que a faixa etária dos 15 aos 19 anos é a que menos tempo tem o telemóvel em sua posse e a faixa dos 45 aos 54 é que mais tempo detêm o telemóvel em sua posse, isto deve-se ao facto de os jovem dominarem melhor as novas tecnologias e quererem estar sempre com o telemóvel mais actualizado possível enquanto os adultos e de idade já mais avançada já só vêem o telemóvel como um meio de comunicação e só se servem dele para esse fim. 

 

O telemóvel tem também algumas desvantagens. Com o uso excessivo do telemóvel as pessoas correm o risco de deixarem de se relacionar através do contacto pessoal passando a privilegiar o contacto virtual. Outra desvantagem regista-se a nível da saúde onde as radiações libertadas pelo telemóvel podem causar problemas de saúde.

Desde que comecei a usar o telemóvel comecei a ter mais autonomia nas comunicações deixei de estar dependente de um telefone fixo para fazer ou receber chamadas, sempre que precisava e preciso de fazer uma chamada tenho sempre a mão o telemóvel. Passei também a resolver determinados assuntos através do telemóvel que antes teria que me deslocar pessoalmente para resolver os assuntos. Concluo dizendo que com o uso do telemóvel estou contactável 24 horas e posso contactar seja quem for 24 horas.

 

 

DR2

 

O computador veio trazer alterações significativas no âmbito pessoal e profissional. Quer a nível pessoal quer a nível profissional muitos problemas deixaram se ter que ser resolvidos presencialmente passando a poderem ser resolvidos através do computador desde que se tenha acesso a Internet. Através de um computador com acesso à Internet podemos fazer compras, fazer pesquisas diversas, realizar vendas, fazer consultas bancárias, fazer reuniões através da vídeo conferencia etc. Nas comunicações o computador também trouxe alterações significativas permitindo via Internet estar on-line a tempo inteiro com determinadas pessoas e/ou instituições.

Em termos laborais foram muitas as transformações que o computador veio fazer. O computador associado aos meios de produção veio alterar os métodos e processos produtivos. As máquinas ficaram dotadas de meios que lhes permitiu realizar tarefas autonomamente só dependendo de um comando dado pelo computador. Com a aplicação do computador às máquinas a produção veio sendo aumentada aumentando também a qualidade e perfeição dos produtos tudo isto porque uma o computador e mais preciso e rigoroso que a mão humana. Embora este processo de informatização da indústria viesse diminuir o número de operadores das mesmas máquinas e consequentemente reduzir o número de postos de trabalho, mas por outro lado veio criar outros novos postos de trabalho. Houve necessidade de se formarem pessoas especializadas para operarem com os computadores, para os programas e também para a sua manutenção. Por isso se por um lado, com a introdução do computador na indústria, se perderam postos de trabalho, por outro criaram-se novos e especializados postos de trabalho com a introdução do computador.

O computador associado a organização de uma empresa traz muitas vantagens e os programas que mais vantagens e que as empresas utilizam são: sistemas ligados aos recursos humanos (folhas de pagamento); à contabilidade; à gestão de stocks, este sistema informático é um sistema muito importante numa empresa, este programa permite saber tudo o que existe em armazém, o que foi gasto e gerar encomendas. Outro programa importante numa empresa é o de gestão de clientes, onde se pode ter o histórico de todos clientes através da criação da criação da ficha de cliente.

 

Neste domínio sobre os computadores fiquei a saber qual a sua origem e a sua evolução. O primeiro computador do mundo foi o ENIAC, uma concepção do professor John Mauchly, conjuntamente com o professor J. Presper. Foi proposto ao exército norte-americano em 1943, em plena II guerra mundial, a construção deste primeiro computador, tendo como objectivo o auxilio nos cálculos de precisão necessários para a balística. Foi anunciada a sua conclusão em 14 de Fevereiro de 1946 e foi patenteado em 26 de Junho de 1947. O ENIAC era uma grande máquina para efectuar cálculos e baseava a sua estrutura nos avanços científicos já anteriormente desenvolvidos. O ENIAC foi construído com 17468 tubos de vácuo, 70000 resistência, 10000 condensadores e 6000 interruptores […]. Era verdadeiramente gigante. As inovações na evolução dos computadores começam com o aparecimento do transístor. A criação e construção de circuitos mais pequenos vieram também tornar os computadores mais evoluídos. Com os circuitos mais pequenos os computadores ocupam menos espaçam e consomem menos energia. Esta miniaturização permitiu que se tivesse uma maior capacidade de memória e uma e uma maior capacidade de operações por segundo num espaço muito mais reduzido.

Com o aparecimento da terceira geração de computadores chegou o sistema de circuitos integrados. Surgiu aqui também o conceito de memória virtual, multi-progamação e sistemas operacionais complexos.

A quarta geração de computadores surgiu em decorrência do uso da técnica dos circuitos LSI e VLSI. Neste período surgiu também o processamento distribuído, o disco óptico e a grande difusão do micro comutados, que passou a ser utilizado para processamento de texto, cálculos auxiliares. Em 1982 surge o 286, usando memória de 30 pinos e de 16 bits, em 1985 surge o 386 ainda usava memória de 30 pinos, mas já com a possibilidade de utilizar softwares gráficos mais avançados como era o caso do Windows 3.1.

Na quarta geração de computadores a tecnologia VLCI é substituída pela ULCI. São exemplos desta geração de computadores, os micros que utilizam a linha de processadores pentium, do INTEL.

 

    Na óptica do utilizador pouco aprendi de novo a não ser a utilizar e entrar num blog através da criação do blog da turma. A criação deste blog teve como objectivo desenvolver competências nesta área e assim publicar nele trabalhos referentes à formação nas diversas UFCDs. Devo salientar que tive alguma dificuldade em lidar com o blog pois não consegui aceder de forma correcta ao mesmo.        

Humberto Quinteiro

 

    

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: