O Telemóvel

by

Há meio século, precisamente no dia 16 de Outubro de 1956 era criado o primeiro telemóvel. Este aparelho pesava nada mais, nada menos do que 40kg. No entanto este aparelho não podia ser considerado um verdadeiro telemóvel dadas as suas dimensões e peso.

         A única e simples função que dispunha era fazer chamadas, depressa sofreu alterações. A evolução que este sofreu principalmente nos ultimos10 anos, isto é, os últimos anos da segunda geração e a entrada da terceira geração foi tão grande que alterou por completo os nossos hábitos.

         O telemóvel tornou-se numa verdadeira ferramenta para os dias de hoje, muito derivado às suas mais variadas funções, tais como receber e fazer chamadas, servir de relógio e despertador, mandar e receber emails, SMS, MMS, jogos interactivos, bluetooh, calculadora, agenda, lanterna bloco de notas, câmara fotográfica, câmara de vídeo, spam, leitor mp3, gravador, cronometro, GPS, conversor, cartão de memoria, operar em GSM e UMTS e claro ligação á internet, só para enumerar algumas. Para completar esta verdadeira revolução no nosso quotidiano, a tecnologia móvel dos 3G ainda nos deram a possibilidade de suportar um maior número de clientes de voz e dados, especialmente em áreas urbanas, mensagens simples como: SMS, E-MAIL, fazer encomendas e pagamentos.

Transmissão de dados: como acesso a fax, internet de baixa e alta velocidade, transmissão de voz: voicemail, teleconferência, transmissão multimédia: videochamada, videoconferência, telepresença, comércio electrónico, videoclips on demand e TV mobile.

         A importância que o tlm tem nos nossos dias é enorme pois tem grandes vantagens. Permite-nos comunicar em tempo real, com a possibilidade de visualizar imagens, no plano profissional permite-nos estar disponível e comunicável 24h por dia em qualquer sítio.           

       Como em tudo na vida tudo tem o lado menos bom, e o tlm não foge á regra. Também tem as suas desvantagens tais como: ser interrompido, em diversas situações pelo seu toque ou curiosidade em saber quem chama, quebrar o diálogo directo, já que é mais fácil mandar uma mensagem ou falar via telemóvel e quanto á saúde, já existem estudos em que provam que o uso deste é prejudicial á saúde.

Ricardo Salgado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: