DR1 – Comunicações Rádio – Os telemóveis

by

Inserir os trabalhos relativos à UC5 – DR1 – Comunicações Rádio – Os telemóveis

7 Respostas to “DR1 – Comunicações Rádio – Os telemóveis”

  1. braguinha1 Says:

    Limites de uso do telemóvel no espaço público e privado.

    Na minha opinião o uso dos telemóveis no contexto público deveria ser de uso restrito. As restrições aplicavam-se nas repartições públicas, espaços de saúde, escolas e em todos os locais onde se desenvolvam trabalhos ou actividades específicas. Nos locais públicos o uso do telemóvel pode prejudicar quem está a trabalhar tirando-lhes a atenção podendo mesmo levá-los a cometer erros devido a essa mesma distracção. Ainda no domínio público o uso do telemóvel pode interferir negativamente na segurança das pessoas. Sempre que estamos numa repartição pública ou partilhamos espaços com outras pessoas, quer sejam cinemas, igrejas, salas de espectáculos, devemos sempre desligar ou pôr em silêncio o telemóvel. Os que nos rodeiam não podem ser incomodados com os nossos descuidos que neste caso é o barulho do telemóvel a tocar ou mesmo a nossa conversas. Mas nós também não gostamos de ser incomodados.
    Eu no meu dia-a-dia e nos locais públicos tais como repartições públicas, salas de cinema e espectáculos, restaurantes e postos de saúde ponho sempre o meu telemóvel em silêncio.
    No domínio privado, em casa já uso mais o telemóvel com som. Mas numa refeição ou conversa com os familiares já não uso o telemóvel. Nunca me faço acompanhar do telemóvel quando estou a fazer uma refeição.

    Humberto
    2008-06-18

  2. carlosleite66 Says:

    Analise critica sobre os limites do uso do telemóvel, espaço privado e público

    O uso dos telemóveis não significa apenas uma revolução tecnológica. Provavelmente a maior revolução do uso destas novas tecnologias é social. A linguagem acaba assim por assumir um lugar central. Esta nova linguagem, mediada pelas redes de telemóveis, está a dinamizar a língua portuguesa sem a ameaçar nem a substituir, acrescentando-lhe uma nova expressividade, embora o exagero e a falta de respeito pelos espaços e por quem nos rodeia leve á reflexão do seu uso quer em espaço privado ou publico.
    Este novo meio de comunicação veio revolucionar os meios da telecomunicações pois, veio introduzir uma maior mobilidade e flexibilidade na área pessoal e empresarial, privada e publica sendo que, veio alterar a forma de resolução e a dar tratamento de situações ou problemas em tempo real com as operacionalidades que executa, como, o vídeo, que serve não só para gravar imagens bem como, para estabelecer contactos através de vídeo conferencias. Veio também ajudar á resolução de problemas para situações inesperadas, como, a avaria de uma viatura num ermo, bem como lembrar tarefas a fazer e mesmo como despertador. Já no que respeita a desvantagens veio interferir nos hábitos e costumes da nossa vida privada, pois com o telemóvel estamos contactáveis 24 horas o que poderá se tornar num “pau de dois bicos” bem como na perturbação de espaços e pessoas, pois, denoto pouco civismo e respeito de grande parte dos utilizadores, se vamos a uma igreja, cinema ou consulta medica entre outras, devemos no mínimo colocar o telemóvel em silencio, sabendo que, deveremos respeitar estes e outros espaços, em que são apresentados e discutidos temas, que não devem ser interrompidos ou perturbados por um toque ou uma conversa alheia aos assuntos ali tratados. O telemóvel faz parte do quotidiano de muitas crianças, jovens e adultos e ocupa um lugar tão importante na nossa vida, que é difícil pensar não usá-lo, mas esse uso, no meu entender, tem que ser feito de forma correcta, com equilíbrio.
    Acho que é ai que reside o problema, temos a liberdade de usar as coisas, mas nem sempre nos preocupamos com os outros, se os incomodamos ou perturbamos. Cabe a cada um de nós lembrar-se que “a nossa liberdade termina onde começa a de outra pessoa.”Sem regras e sem limites não se consegue viver, nem estar em grupo e em sociedade e há que encontrar a melhor forma de gerir tecnologia, escola, sociedade e civismo. Que se continue a usar a tecnologia, mas com o devido respeito pelos outros.

    Assinatura: Carlos Leite

  3. carlosleite66 Says:

    Jovens enviam 17 SMS por dia

    a) Em análise ao gráfico 1 constato que me situo no grupo de pessoas que em média envia 4 a 10 SMS por semana, ou seja segundo o estudo este é o grupo com maior taxa percentual, 27,6.

    b) Já em relação ao gráfico que representa o número médio de SMS enviados por semana, verifica-se que entro o sexo masculino e feminino não existe diferença significativa, já nas faixas etárias é entre os 10 e 24 anos onde se regista o envio de maior número de SMS por semana por parte deste grupo, no que diz respeito ás regiões do país é no grande Porto em seguida do litoral Norte que mais envio de SMS efectuam, regista-se também que é a classe média baixa/baixa que mais utiliza o SMS.

    c) Conclui-se que metade dos inquiridos envia em média até 10 SMS por semana e é entre 4 a 10 SMS por semana que, 27,6% dos inquiridos utiliza este serviço, já a partir dos 35 anos em média cada indivíduo envia 1 SMS por dia

    Assinatura: Carlos Leite

  4. João Says:

    Análise e reflexão sobre a limitação do uso do telemóvel no espaço privado e público

    No espaço privado, acho que cada um é que sabe o melhor para si. Eu pessoalmente não vejo qualquer problema com isso e ocasionalmente em casa a jantar, se o meu telemóvel tocar, eu atendo e não me importo que os outros o façam.
    No espaço público, se tiver algum aviso que me diga para não usar o telemóvel eu desligo ou ponho em silêncio, por exemplo, num restaurante, na sala de aulas ou no cinema.
    Uma coisa que eu detesto, é estar a jantar num restaurante e estarem telemóveis constantemente a tocar e, pior ainda, o pessoal atender e falar aos berros, que ainda é pior. No cinema e na sala de aulas é muito pior, pois é uma grande falta de respeito para com os formadores e para com os próprios colegas.

  5. Bruno Barros Says:

    Vantagens e desvantagens no uso do telemóvel

    Vantagens – Na vida empresarial o telemóvel torna-lhes a vida mais flexível, isto é estão presentes em qualquer parte a qualquer momento.
    O telemóvel dá-nos uma maior mobilidade, assim como nos facilita a comunicação á distância.
    Esta nova máquina tecnológica dá-nos a possibilidade de também ter presente sempre uma máquina fotográfica, onde podemos registar qualquer momento que nos seja marcante.
    Possibilita-nos também, estar-mos presentes em sítios onde fisicamente nos seja impossível, através da vídeo chamada.
    Podemos atribuir ás vantagens, também a situação de ao nível empresarial, o patrão poder ter o empregado contactável durante as 24 horas do dia.
    Possibilita-nos por vezes a comunicação de imediato como entidades como o banco, para saber o saldo bancário, etc.
    Como desvantagens, posso frisar o facto de ao estar na posse de um telemóvel, poder ser incomodado em qualquer parte a qualquer momento.
    O telemóvel por sua parte, expele radiações, que podem ser prejudiciais ao ser humano, observação esta que ainda não existe justificação científica, mas na realidade é um acto a evitar, porque radiações provocam células cancerígenas.
    No caso das crianças, podemos afirmar que ouso em excesso de certas funções como o mp3, podem provocar problemas auditivos.

    Bruno Miguel Soares De Barros

  6. mikas08 Says:

    Reflexão crítica
    DR1/ DR2

    Introdução
    Há muitos milhares de anos, comunicava-se por sinais sonoros ou visuais. Depois usaram-se os mensageiros para levarem as mensagens ao destino. Por volta do ano de 1500 inventou-se a imprensa (máquina de imprimir textos) e começaram a aparecer os primeiros jornais. Mais tarde apareceu o Correio que levava cartas dumas terras para as outras. Depois, o americano Morse inventou o telégrafo que permitiu a transmissão de comunicações escritas à distância por meio de códigos, para se enviarem telegramas que eram mais rápidos que as cartas. Em 1876 o americano Bell inventou o telefone. Um pouco mais tarde aparece a rádio. E depois a televisão. A seguir, o fax veio facilitar as comunicações entre pessoas. O telemóvel é uma invenção moderna que veio em muitos casos, substituir o telefone. O computador é um meio moderno de Comunicação entre as pessoas, através da Internet. Há alguns anos que giram no espaço satélites artificiais de comunicações, por onde circulam rapidamente as notícias e as comunicações de todo o mundo.
    Os telemóveis
    Bell inventou no século passado, o telefone. Uma coisa grande e simples que estava fixa a uma parede e que permitia a duas pessoas comunicarem de forma verbal a uma distância até então impensável. Actualmente o telefone passou para segundo plano com a vinda de uma nova tecnologia, chamamos-lhes telemóvel, são portáteis de dimensões reduzidas e podemos encontrar neles: calculadora, jogos, leitor de MP3, Câmara fotográfica e de vídeo, agenda, calendário, bluetooth, relógio, cronometro, alarme, gravador de voz, infravermelhos, rádio FM, lanterna, alta voz, vibra call, toques polifónicos, toques reais, temporizador, sincronização com Outlook, bloco de notas, dualband, triband, quadriband, Java, compositor de melodias, chat de mensagens, funções por voz etc.… E os telemóveis não se limitam a vir sozinhos, pois ainda se podem fazer acompanhar e: auricular, cabo de dados, cartão de memória, base de secretária, Cd-rom, carryng strap, Battery holder, adaptador de carregador etc. O telemóvel já faz parte dos objectos de uso pessoal diário de todo o tipo de pessoas (classes e idades), um pouco por todo o mundo. Adquiriu, para a maioria, o estatuto de imprescindível, e transformou a noção de tempo, espaço, do que é longe e perto, uma vez que todos estão contactáveis a qualquer momento, e em qualquer lugar. A geração de adolescentes é a primeira que está em contacto com o telemóvel desde que nasceu, e a sua utilização é inteiramente natural. Mesmo os mais pequenos, brincam desde cedo com telemóveis muito semelhantes aos originais e, quando ouvem a mãe dizer, por exemplo, “esqueci-me de dizer isto ao pai”, respondem logo, “telefona!”Os famosos SMS e MMS são o “prato preferido” dos mais jovens, e servem para enviar as mais diversificadas mensagens, numa linguagem já quase exclusiva desta forma de comunicação. Segundo um estudo (Marktest), o telemóvel faz parte integrante e natural da vida quotidiana dos adolescentes.
    Factores que leva a uma incidência maior nos jovens e crianças:
    • Marca o “começo da independência do indivíduo”. Quase como a entrega das chaves de casa, oferecer um telemóvel ao filho é como que convidá-lo a dar os primeiros passos na construção da sua autonomia. Além disso, o adolescente sente-se também mais “adulto” ao ser responsabilizado por um telemóvel só seu;
    • Actua como um “ansiolítico para os pais”. Os pais ficam mais descansados nas ausências dos filhos, pois o telemóvel funciona como uma segurança do movimento dos seus filhos, uma forma de garantir que estão sempre acessíveis;
    • Permite criar um “espaço próprio”. Os filhos, de uma forma discreta, adquirem um espaço que é só seu, no qual estabelecem contactos de forma independente, explorando novos espaços;
    • Actua como “um meio de coordenação familiar”. Numa família onde ambos pais trabalham, num dia-a-dia cheio de actividades escolares e extracurriculares, o telemóvel facilita a organização de toda a logística familiar: quem vai buscar a quem, a que horas, avisar que vai chegar atrasado, ou que saiu mais cedo, etc.
    O telemóvel é visto como um meio pessoal de comunicação, uma forma de entretenimento, um meio para “marcar a pertença ao grupo” Por vezes, é também utilizado como forma de “transgressão escolar” (quando utilizado como cábulas” para os exames). Os autores consideram que o telemóvel, por um lado, “satisfaz a necessidade de comunicação inerente ao adolescente e isso outorga-lhe estabilidade no tempo”. Por outro lado, a comunicação “passa a ser um imperativo uma vez que possibilita a pertença ao grupo de pares e a afirmação da identidade”. Pertencer a uma comunidade confere, por seu turno, ao adolescente a “auto estima e o suporte emocional” que o ajudam a construir a sua identidade.
    Vantagens:
    O que posso dizer sobre as vantagens de ter um telemóvel é:
    _Facilidade de comunicação entre as pessoas
    _Com um só podemos falar, mandar sms, ouvir musica, tirar fotos, aceder á Internet…
    _Fáceis de adquirir
    _Com a abundância os preços vão descendo
    _São pequenos e fáceis de usar
    _Podemos falar com outra pessoa que esteja em qualquer parte do mundo sempre que nos apetecer
    _Estão disponíveis para qualquer cidadão
    _Podemos transportar para onde quisermos
    Desvantagens:
    _Nas crianças podem causar tumores o que as faz sofrer e leva-las á morte
    _Só podem ser usados num sítio onde haja rede
    _Quando exposto a altas temperaturas e ao sol, pode rebentar
    _Quando abandonados com bateria podem continuar a emitir radiações nocivas
    Cuidados a ter:
    _Não colocar ao ouvido com o som alto
    _Não deixar as crianças utilizar
    _Não os expor a altas temperaturas
    _Não deitar ao lixo
    O telemóvel, eu e o que penso:
    O meu (nokia 6110) trás uma grande variedade de funções, mas realmente, limito-me apenas a fazer chamadas e a receber, mandar sms, por vezes algumas fotos, despertador e o bloco de notas. Não sou dependente dele, não utilizo com ornamento, mas, é necessário porque estou sempre contactável dependendo do lugar e da hora (filhos e restante família). Para mim o telemóvel foi umas das tecnologias de comunicação que veio facilitar a vida a muita gente, quer a nível profissional quer pessoal. Há quem o use como ornamento, mas mostrar o seu estatuto social, comprando sempre a última novidade ou o produto mais caro, também quem o utilize para fins em que põem a vidas de outros seres humanos em perigo (o atentado em Espanha, utilizando em aviões, nos hospitais…), quem o faça sem respeitar o próximo, a ocasião, o local (nas reuniões de família, no cinema, igrejas, teatro,) com o som no volume máximo, a mandar e receber constante sms, a falar com a outra pessoa em linha como se todos quisessem ouvir o que estavam a falar, quando não respeitam a hora e o momento para ligarem às outras pessoas…

  7. braguinha1 Says:

    Limites do uso do telemóvel no espaço privado e público
    De hoje em dia tanto no espaço publico como no privado já não há limites no uso do telemóvel. Havia de haver pois a educação assim manda. Quantas vezes nos hospitais vemos gente ao tlm, quando estamos num restaurante a jantar ou a almoçar, seja com amigos, família e até mesmo em reuniões de trabalho e interrompemos uma conversa em convívio por causa de um telefonema, que na maior parte das vezes nem é importante. O uso do telemóvel está banalizado e já não há limites nem sítios onde se possa, ou não usar o tlm. Toda a gente tem 1 tlm e não se inibem de o atender ou fazer uma chamada seja onde for. Apesar de haver locais que proíbam o seu uso, nem sempre resulta, pois nem toda a gente tem o descirimento e educação de acatar essas ordens. Como são proibições sem código nem lei as pessoas fazem o que querem e não respeitam tal proibição. Por isso os limites do uso do tlm no espaço publico e privado fica á responsabilidade de cada um, pois apesar de em algumas situações ser um abuso e uma falta de educação, cada um faz o que quer pois não há leis que o proíbam

    No futuro o tlm poderá me ajudar, com a sua agenda, que é onde poderei marcar os meus compromissos, câmara de vídeo/fotográfica, para registar certos acontecimentos; internet para consultas repentinas, como jogos de futebol, metrologia etc; e também em algumas situações de emergência.

    Assinatura: Vitor Xavier

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: